Estava com muita vontade de comer pastel, faz quase 3 anos que não vejo nem a cor!
Como vocês sabem prefiro sempre os assados, para não subir o ponteiro da balança, mas esses dias ando meio fora da dieta mesmo!
Pesquisei em blogs para achar a receita e como sempre, no blog da Claudia Marelino encontrei! Aqui você confere a receita original : http://dietasgsc.blogspot.com/.
Na confecção contei com a ajuda da Larissa, minha amiga que sempre via a mãe fazer pastéis! Não tenho muita habilidade com o rolo de massas, rs.
Na confecção contei com a ajuda da Larissa, minha amiga que sempre via a mãe fazer pastéis! Não tenho muita habilidade com o rolo de massas, rs.
Uma parte eu congelei, farei no forno para experimentar e fritarei um pouco para ver como fica depois de descongelados, postarei aqui para vocês conferirem.
Segue a receita:
Segue a receita:
INGREDIENTES:
2 xícaras das de chá de farinha de arroz ou creme de arroz (usei uma xícara de creme e uma de farinha de arroz, que chamo de fubá, por ser mais grossa);
2 colheres das de sopa de amido de milho;
2 colheres das de sopa de amido de milho;
1 colher das de chá de CMC (sobre o CMC clique aqui);
1/2 colher das de chá de sal;
2 ovos;
3 colheres das de sopa de óleo vegetal;
1 colher das de sopa de álcool ou cachaça;
10 a 20 colheres das de sopa de água morna (a minha massa estava muito seca com 10 colheres, fui adicionando até encontrar o ponto).
1/2 colher das de chá de sal;
2 ovos;
3 colheres das de sopa de óleo vegetal;
1 colher das de sopa de álcool ou cachaça;
10 a 20 colheres das de sopa de água morna (a minha massa estava muito seca com 10 colheres, fui adicionando até encontrar o ponto).
MODO DE PREPARO:
Misture os ingredientes secos em uma vasilha.
Adicione o restante dos ingredientes e amasse até formar uma massa homogênea.
Cubra e deixe descansar.
A massa ficou bonita, lisinha e muito moldável, não ficou quebradiça.
Prepare o recheio que desejar, estique filme plástico em uma bancada, abra a massa com um rolo na espessura de pastel (fino), recheie, dobre a massa.
Dobre e corte com um copo, ou faca se preferir outro formato. Com a ponta do grarfo reforce as bordas para não abrir durante a fritura.
Frite em óleo quente.

Fizemos com recheios de carne moída, queijo e carne e queijo.
Para o recheio de queijo usamos uma mistura de mussarela picada, com parmesão fresco ralado grosso e orégano.
E esse foi o resultado dos pastéis!
Ficaram muito saborosos, crocantes e sequinhos. O de carne com queijo ficou especialmente bom, digno de matar a vontade mesmo...
Para melhorar ainda mais teríamos que fazer ainda mais fino, mas por sermos principiantes ficou ótimo.
E vocês o que acharam? Mande a sua opinião!
Tentou fazer? Tem outra receitinha? Entrem em contato comigo.
Um grande beijo e bom final de semana!
ACHO QUE A GENTE TEM QUE FAZER DE NOVO PRA TESTAR A MASSA DE NOVO E A GENTE COMER DE NOVO E DE NOVO E..... HAHA SUPER, AMIGA !!
ResponderExcluirQue maravilha,essa receita!Gostaria de aprender uma receita boa de pão sem glútem para máquina de pão ! È que comprei uma há puco tempo e não estou acertando o ponto da massa ou fica seca demais ou fica muito mole e murcha depois de assado! Seá que vc pode me ajudar?
ResponderExcluirobrigada Ass:Leila Reis
Olá! Adorei conhecer seu blog! Procurei sobre esfiha e caí aqui! Continue atualizando, são receitas e dicas muito boas. Tenho um irmão que está utista e faz a dieta SGSC. Sou fã dela e é sempre bom ver que o blog dela está beneficiando váááárias pessoas. Vou tentar fazer o pastel, suas fotos me animaram! Tenho um blog sobre o dia a dia do meu mano e posts sobre alimentação também. Eu e minha irmã estamos em dieta de glútem tbm pois somos TDAH. Beijokas!
ResponderExcluirBeijos!
Adorei seu blog!!
ResponderExcluirDeu água na boca mesmo! Não como um pastelzinho/coxinha/bolinha de queijo há 2 anos...Preciso me aventurar mais na cozinha. Tentei fazer algumas coisas mas nada deu certo, fiz foi gastar ingredientes e jogar tudo fora rsrs!!
Tem coisa que enche nossas bocas de água né?! O seu pastel fez isso comigo! Ficaram lindos, parabéns!!
bjos
Leila, não conheço a máquina pessoalmente, mas sei quem conhece...rsrs... Nesse blog a Leila, sua chará, tem muitos pães de máquina com aparência ótima! Beijos.
ResponderExcluirQue bom ! Vou dar uma olhada , pois preciso urgentemente me adaptar á maquina . E por consequencia deixar de desperdiçar material ... rsrsrs obrigada :)
ExcluirAss: Leila Reis
Oi Karla, já falei com vc pelo twitter,pq por aqui estou meio atrasada. Então o pastel ficou uma delícia, se vc conseguir faça ainda mais fininho do que os meus. Depois me conte! Beijos.
ResponderExcluirSuzana, o começo não é fácil, já joguei muito ingrediente fora tbm, pães e bolos vixe, foi muita coisa, mas aos poucos vc vai pegando o jeito. O que importa é tentar, e começar com coisas fáceis, o pastel por exemplo é só misturar, exige pouco da cozinheira! E mãos à obra! Depois me conte como foi... Beijos.
ResponderExcluirOI Josi, estou começando a mim aventurar na cozinha também, depois que descobrimos que minha filha é celiaca. Achei um maximo o seu blog e continue assim sempre nos ajudando. Tenho uma duvida sobre o alcoo, qual eu uso?obrigada.
ResponderExcluirMiriam, você logo pega o jeito, o importante é seguir em frente! O álcool pode ser cachaça ou álcool mesmo, ele evapora todo na fritura. Beijos e boa sorte!
ResponderExcluirAcabei de fazer o pastel e nos adoramos. Realmente a massa deveria ficar mais fina, mas os pasteis abrem se esticarmos mais. Porem isso nao alterou o sabor, parece um biscoito, uma delicia.
ResponderExcluirJosi, uma leitora mandou essa receita sua... vou publicar amanhã no blog com os créditos tá? Entra lá pra ver! :D Bjinhos
ResponderExcluirFiz hoje a receita de pastel e ficou otimo, uma delicia mesmo.
ResponderExcluirQue boom Zelma! Hummm deu vontade..Rsrs!
ResponderExcluirParabéns,este pastel é uma delícia, tudo de bom!!! DEUS te abençoe sempre
ResponderExcluirAmém, obrigada!
ExcluirBom dia, graças a Deus minha esposa gosta de inventar coisas na cosinha, senão estaria comendo pão de queijo todos os dias.rsrs...
ResponderExcluirVou mostrar esta receita e ver se ela consegue fazer, pois eu... sou uma negação cozinhado. Abraços
Thiago Nascimento
Oi Thiago, tudo bem? Esses pastéis são fáceis de fazer e deliciosos, não tem segredo! Mas acho que está na hora de vc aprender a fazer tbm hein? Siga o passo-a-passo, rs. Boa sorte!
ResponderExcluirgostoso
ResponderExcluirAinda não fiz, mas adorei a possibilidade...
ResponderExcluirAcabei de descobrir que o meu filho tem a dc e estamos enfrentando os desafios iniciais. Ele ADORA pastel.
obrigada por compartilhar. Alenilde
Olá, pode contar comigo para o que precisar! Boa sorte com o filhote!
ResponderExcluirOlá, vc sabe me dizer quantos pastéis rende cada receita? Vc consegui depois fazer o assado para ver se fica bom também?
ResponderExcluirOi, não sei dizer quantos rende a receita, e não fiz assado, esta a com vontade dele frito mesmo! ;)
ExcluirOi Josi
ResponderExcluirAdoro suas receitas. São práticas e muito certinhas. Obrigada por compartilhar o que vc sabe de melhor.
Beijinhos
Olá, muito obrigada pelo carinho. Beijos.
ExcluirAprovei! Fiz de primeira e deu super certo. Apesar de ser frito ele fica sequinho, não encharca. Com um molho ele cai muito bem. Porque achei um pouco seco.
ResponderExcluirOi Neida! Eu amo essa receita! Mas o meu não fica seco. Humm friturinha é bom né? Rsrsrs... Beijos, obrigada por comentar.
ExcluirOi Josi, fiz os pasteis ontem, nem lembro da ultima vez que tinha comido um pastel,deu até vontade de chorar de emoção...kkkkkk Amei,deu super certo, fiz com recheio de frango,DELICIA!!!
ResponderExcluirOi Paula, sei do fundo do coração como se sente! É muito bom poder comer o que gostamos! Beijos.
Excluirminha filha de 4 anos e celiaca e adorei a receita vou fazer
ResponderExcluirminha filha de 4 anos e celiaca e adorei a receita
ResponderExcluirJanice, ela vai amar os pastéis ;)
ExcluirParece muito bom!!! Vou tentar fazer, eu não sou celíaca, mas meu marido é, e sinto muita pena de vê-lo se privando de tudo. Então estou sempre procurando receitas e inventando algumas modas rs... Obrigada Josi!!!!
ResponderExcluirPosso assar ao invés de fritar!?
ResponderExcluirOi Josi, eu amei a receita, vou experimentar, mas como tomo remédios não devia consumir álcool, apesar de saber que quando vai ao foco ele evapora também gostava de saber se o posso substituir por outro ingrediente?
ResponderExcluirBJS de Priscila :)
Bjs de Priscila :)
Oi Priscila! O álcool evapora todinho, dá essas bolhinhas na massa. Fica tranquila! Beijos.
ExcluirSe não tiver o CMC? Posso substituir por outro produto?
ResponderExcluirPode usar a goma xantana.
ExcluirJosi, eu também sou Jozi, porém com z rsrs
ResponderExcluirDescobri a 3 anos a doença celíaca, que vontade de comer pastel rsrs obrigada
Amei
Joziii ha tempos sem olhar o blog, nao respondi... obrigada pelo carinho.
Excluir