Pular para o conteúdo principal

Sem Glúten e Sem Lactose. Pão de Panela!

Bom dia a todos!
Hoje estou com um pãozinho muito prático para postar...
Depois da repercussão não muito positiva do pão de microondas resolvi me redimir, (risos).
Mas microondas não é fácil mesmo exige configuração e varia muito de um aparelho para outro.
Aí vai um pão prático e eu adoro.


A massa é bem versátil, pode-se fazer o pãozinho ou uma panqueca que fica ótima!

INGREDIENTES:
1 xic de farinha de arroz ou maisena;
1 ovo;
1 colher (sopa) de óleo;
1 colher (sopa) de linhaça (opcional - para garantir as fibras);
1 colher (sopa) de quinua em flocos (opcional);
1 colher (café) fermento;
1 colher (rasa de café) de açúcar;
Sal a gosto.
Leite ou água para dar ponto de massa de panqueca, bem cremosa (cerca de meia xícara).

!Dica: Para garantir mais elasticidade no pão, você pode usar o CMC colocando uma pontinha de colher misturada na farinha.Caso não tenha, acrescente uma colher de sopa de polvilho.

MODO DE PREPARO:
Misture tudo e ponha na panela antiaderente, tampe e deixe assar em fogo baixo, é rápido, quando soltar do fundo vire o outro lado.

Para o pão, coloque toda a massa, quanto menor a panela, mais alto e fofinho o pãozinho fica, essa da foto tem 20 cm de diâmetro.


Esse pãozinho é realmente um coringa!
Para a panqueca coloque com uma concha a quantidade para cobrir o fundo, espalhe bem na panela e após alguns segundos vire o lado.






     Recheie a gosto, essa da foto fiz com presunto e queijo branco.

Experimente e deixe o seu comentário.
Beijinhos.



Comentários

  1. Faz tempo que enrolo e nunca deixo um recadinho sobre as gostosas receitas que minha amiga faz ! Mesmo não sendo celíaca, adotei o pão de panela pra meu café da manhã. É fácil e rápido de fazer ! Gosto com cream cheese e geléia. Super !!
    Parabéns pelo blog, amiga ! E quando precisar de degustadores para suas novas receitas, pode contar comigo ! hehe Bjos

    ResponderExcluir
  2. Não sou ciláca ,mas tenho problemas gástricos com tudo que leva farinha.Adoro o pão de frigideira ou panela .A nutricionista do meu neto recomendou que a alimentação dele fosse radicalmente sem glutem estou enviando o enrereço do teu blog para minha filha para que ela veja as receitas.Abraços
    Veramarina

    ResponderExcluir
  3. Olá Vera! Que bom que gosta do pãozinho, eu tbm adoro! Passe o endereço para sua filha e diga que estou à disposição para ajudar no que ela precisar. Beijos e boa sorte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia o que é CMC ? Coloco leite ou água de for fazer panquecas ou tenho que por mesmo no pão ?3

      Excluir
  4. Oi Josi,

    Olha que engraçado ...minha mâe é a Vera Marina, do comentário de 30 de janeiro. Ela enviou o endereço para outra conta de e-mail que quase não uso. Mas não é que eu achei teu blog hoje, sem saber que ela já o tinha visitado? hehehehe
    Quando ví o nome e a história do netinho...só podia ser a minha mãe. Liguei pra ela, que confirmou.
    Bem...tô adorando teu site. Aqui em casa estamos entrando na dieta sgsc e estou coletando receitas pela internet. Vou recomendar teu blog pros amigos! Ando fazendo campanha por uma alimentação mais saudável entre os colegas de trabalho e vira e mexe mando os endereços mais bacanas.

    Parabéns pelo blog!

    Abraços,
    Fernanda

    ResponderExcluir
  5. Fernanda!
    Que prazer ter mãe e filha visitando o blog... Rsrsrs... Que bom que está gostando, a alimentação sem glúten pode ser muito saborosa, mas para isso precisamos deixar alguns hábitos e aprender as substituições. Para uma pessoa intolerante, como seu filho, fica bem mais fácil se todos comerem o que ele come, e assim a família toda se beneficia dos quitutes!
    Obrigada pela visita, quando precisar de algo é só me escrever. Beijos Josi.

    ResponderExcluir
  6. Josi essa farinha de arroz pode ser daquela integral, não encotro de jeito nenhum a farinha de arroz aqui em João Pessoa! Com maisena fica com a mesma testura?

    ResponderExcluir
  7. Oi Karla! A farinha de arroz eu compro da Tio Urbano, ou a Integral que postei na página das farinhas... No supermercado encontrei o fubá de arroz que é mais grossinho, mas serve tbm. A Arrozina fica ótimo, com maisena acho mais seco um pouco. O interessante é fazer a mistura de 2 xíc. de far. de arroz ou arrozina, 1/4 de xíc de polvilho e 3/4 de xíc. de fécula de batata. O que vale é balancear para não ficar tão seco nem tão borrachinha. Beijos e boa sorte!

    ResponderExcluir
  8. oi Josi, gostaria de saber se o fermento é o químico ou biológico?

    ResponderExcluir
  9. Olá, o fermento é químico mesmo, pó royal... Boa sorte esse pãozinho é muito gostoso.

    ResponderExcluir
  10. Oi Josi! Estou fazendo testes com a tua receita, e tenho uma dúvida: o polvilho que vc menciona no final da receita é azedo ou doce? O ponto desta massa para fazer pão é de panqueca mesmo? Ontem pela manhã eu fiz de farinha de arroz com ovo e água (ficou ótimo), e a tarde, fiz sem ovo com água tb (ficou esfarelento, mas ficou bom), hoje pela manhã, fiz com maisena e leite de soja em vez de água, ficou melhor de todos, mas torrou, pq é muito rápido com maizena! Estou me divertindo muito!

    ResponderExcluir
  11. Silvia, bom dia! O polvilho dessa receita é o doce, mas sinceramente pode ser qualquer um. PAra a panqueca uso o ponto do pão mesmo, quando quiser mais fininha acrescente um pouco de água.Boa sugestão de fazer sem ovo, pode-se usar 1 colher (sopa) de chia triturada,ou a farinha de chia mesmo, misturada a 1/4 xícara (chá) de água. Basta deixar os ingredientes de molho por 5 minutos até formar um gel e usá-lo no preparo.Vamos experimentar? Farei e postarei também! Estou feliz que esteja se aventurando Silvia, é assim mesmo que começa... Logo vc está escrevendo um blog também ;) Beijos grande!

    ResponderExcluir
  12. obrigada pela resposta!!!! Estou fazendo sem nenhuma semente para dar liga, como a linhaça, apenas usando o leite de soja, e o pão está ficando uma delícia mesmo assim...

    Então o ponto da massa do pão é de pão mesmo, e não líquido como panqueca! Meu Deus, há tantos testes a serem feitos! hehehe...

    Beijão!

    ResponderExcluir
  13. Silvia, o ponto é algo pessoal né... Mas eu considero de panqueca... pq é mole mesmo... Assim ele cresce bem e fica fofinho. A panqueca propriamente dita pode ser mais rala...NOssa que bagunça que fizemos...HAhaha. Beijos e aguardo comentários dos seus testes!

    ResponderExcluir
  14. Olá JOSI, a + ou - 1 mês faço uma dieta que proibe totalmente o consumo de nenhum tipo de óleo, farinha de trigo e de milho, açúcar (apenas frutose) e também nenhum derivado do leite. Está sendo muito dificil viver sem as besteiras que adorava comer, principalmente na hora do café da manhã e lanche da tarde. Será que vc conhece algum tipo de lanche que não tenha nenhum desses ingredientes proibidos.......POR FAVOR ME AJUDE!!!! Grata..P.M.M

    ResponderExcluir
  15. Bom dia "P.M.M."... A maioria das minhas receitas são glúten, sem lactose ou pode-se substituir o leite por água, ou leite vegetal, e retirar o queijo. Agora óleo? Acho difícil...Pq vc não pode usar óleo? Bom, vc me apertou, rsrsrs. Se souber de algo, posto aqui no blog! Abraço.

    ResponderExcluir
  16. Ola,
    Acabei de fazer o paozinho de panela, ficou muito bom e rápido de fazer, obrigado pela receita.Descobria poucos dias ser intolerante ao gluten, então agora visitarei o seu blog, que achei muito legal.
    abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lia, que bom que vc gostou! Eu adoro esse pão tbm, conte comigo para o que precisar na adaptação da dieta! Beijos.

      Excluir
  17. Oi Josi, comecei uma dieta sem gluten e sem lactose há pouco tempo, e estou em fase de experimentar receitas. Achei o pão super prático, ainda mais pq tinha quase todos os ingredientes em casa, só não tinha a linhaça. Acabei de provar o pão e não deu muito certo não... Fiz com farinha de arroz integral, água, e usei um pouquinho de cmc. Achei que pão ficou esfarelando, muito seco, e também tem algum gosto amargo que é meio forte. Não estou acostumada com pães sem glúten, então não sei se são sempre assim. Será que a falta da linhaça ou o uso do cmc podem ter causado isso?
    Ah, esqueci de dizer que estou adorando o blog, parabéns

    ResponderExcluir
  18. Oi Maria, obrigada pela contribuição e que bom que está gostando do blog. O pãozinho de panela é super prático mesmo! Nas receitas sem glúten temos que seguir exatamente a receita e ainda assim corremos grande risco de dar errado! Como ele é mto rápido no fogo acredito que a farinha de arroz não seja uma boa, pois é mais seca, a maisena ou arrozina são mais fininhas entende? Podem conferir uma resposta mais rápida na massa, o cmc mesma coisa, nao há necessidade nessa receita, o que fica legal é colocar uma colher de sopa de polvilho que dá uma liga a mais e não compromete o resultado.A linhaça é opcional não muda o resultado. Mas é assim mesmo, vamos experimentando e trocando idéias que logo vc estará craque! Um beijo grande e boa sorte!

    ResponderExcluir
  19. Procurando por receitas sem glúten achei seu site e resolvi tentar esta receita. Posso dizer que adorei, muito prática e dos pães rápidos sem glúten que eu fiz esse ganha de 10 a 0. Meu marido já disse que quer todos os dias. Fiz ontem à noite pela primeira vez, tive que repetir hoje no café da manhã e também no café da tarde. Testei com amido de milho e com farinha de arroz. Preferi o de amido que deixou o pão mais levinho. Fiquei na dúvida sobre as calorias por levar farinha branca, mas é só comer pouco que não engorda. Massa super versátil e fácil de fazer. Parabéns pelo site e obrigada. Continuo por aqui pra conhecer tudo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Olá "Olhos de Esperança" fico felicíssima de saber que gostou do pãozinho, experimente fazer a panqueca com a mesma massa, é uma variação deliciosa também! beijinho ;)

    ResponderExcluir
  21. Sou pobre e este pão ta no meu preçinho. Uso 3 xicaras de arros com o unico ovo, mais uma colher de sopa de farinha de trigo ( porque não tenho nada de briga com glúten, só com a pobreza mesmo) e uns 100 ml de leite e completo c/água 1 cl de chá de manteiga e 1 de óleo de cozinha.
    Assim tem pão todo dia por aqui.Deus te abençoe por me ensinar a fazer este pão.

    ResponderExcluir
  22. Josi, gostaria de compartilhar uma experiência:
    Testei a receita na panela de arroz, deu super certo! Quem tiver pode tentar...
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana Flávia, eu tenho a panela, quanto tempo vc deixou? Interessante sua descoberta, conte aqui pra gente! Obrigada!

      Excluir
  23. OI JOSI! SOU CELIACA, DESCOBRI A POUCO TEMPO. TENHO MUITAS DIFICULDADES PARA MANTER A DIETA PORQUE NA CIDADE Q MORO (JOAO PESSO -PB)TEMOS POUCAS OPÇOES DE PRODUTOS. GOSTEI MUITO DO SEU SITE E VOU TENTAR ALGUMAS RECEITAS. BJUS.

    ResponderExcluir
  24. Ola, conheço JP deve ter Mundo Verde aí, procure na net. Obrigada, que bom que gostou e boa sorte!

    ResponderExcluir
  25. Olá, gostaria de saber se no pão tb vai agua pra dar o ponto da massa, meu pão ficou duro e embatumado...

    ResponderExcluir
  26. josi , entrei essa semana nesse blog e resolvi testar a receita. Fiz na panela de arros. Deixei uns dez minutos cada lado. Muito obrigado

    ResponderExcluir
  27. Josi, que delícia esse pãozinho de panela! Já fiz muitas receitas de pão sem glúten, mas essa é a que fica mais parecido, e com o melhor sabor. Meu mix de farinhas que uso é assim: 2 xícaras de farinha de arroz, 1 xícara de fécula de batata e 1/2 xícara de polvilho doce. Ficou maravilhoso!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Gostou? Tem dúvida? Deixe aqui seu comentário!

Os posts mais lidos!

Pastéis sem Glúten e Sem Lactose!

Bolo de Arroz Sem Glúten

Pão sem glúten fofinho. Panificadora caseira.