Pular para o conteúdo principal

Dermatite e Doença Celíaca

Olá queridos leitores!
A doença celíaca (DC) é uma patologia autoimune que pode se manifestar em indivíduos com predisposição genética, isso vocês já sabem!
Acontece que muitas vezes sintomas diversos da DC podem surgir e por não serem diretamente do trato digestivo é mais difícil de ser diagnosticado.

 Ao coçar as lesões vão ficando machucadas e sem as bolhas.

Eu passei 10 anos da minha vida lidando com dermatite nos locais típicos atingidos pela dermatite herpetiforme (DH) que são em especial: joelhos, cotovelos, sacro, nuca e cabeça.
As lesões de DH coçam muito e ardem, com prurido intenso, muitas vezes o paciente se coça dormindo, o que estoura as bolhas e dificulta  visualizar as bolhas intactas.
Cerca de 25% dos pacientes celíacos podem cursar com DH.
O diagnóstico é realizado por médico dermatologista através de biópisa da lesão e exames de sangue.
É importante lembrar que ter a DH não significa ter os sintomas da doença celíaca, mas ao ser confirmada a dieta será o único tratamento, totalmente isenta de glúten.


   Dermatite herpetiforme é caracterizada por aglomerados de lesões intensamente pruriginosas e    urticárias.

Cotovelos são locais muito comuns de aparecerem as lesões.

E sobre mim, encontrei uma dermatologista experiente que soube me diagnosticar para o tratamento correto, com 2 semanas de dieta de exclusão do glúten já estava livre das manchas e coceiras.
Reforço a importância de estar bem amparado por equipe de profissionais (Dermatologista, Gastroenterologista e Nutricionista) para diagnóstico e tratamento, pois a retirada do glúten pode dificultar o diagnóstico correto.
Essa foi a minha experiência com a DH e a descoberta de ser celíaca, você já passou por isso? desconfia que seja seu caso? Deixe aqui seu comentário, ou entre em contato comigo, será um prazer te ajudar!




Comentários

Os posts mais lidos!

Pastéis sem Glúten e Sem Lactose!

Sem Glúten e Sem Lactose. Pão de Panela!

BISCOITO SALGADO SEM GLÚTEN E SEM LACTOSE