Pular para o conteúdo principal

3 primeiros passos para melhorar a constipação





Encontro constantemente, no consultório, pacientes que se queixam de intestino preso. Alguns têm o problema, mas sequer desconfiam que isso esteja atrapalhando sua saúde!


Fazer cocô a cada 2, 3 dias ou até 5 dias: 

Quando pergunto como vai o intestino, muitos respondem: Normal! Mas evacuam com dificuldade, a cada 3 dias e fezes duras e ressecadas. Fezes muito ressecadas e difíceis de sair são sintomas de constipação, sinal que ficaram muito tempo paradas no intestino grosso e passaram a perder água e isso não é normal. 


O natural é evacuarmos todos os dias. 


Alimentação: O primeiro passo para melhorar a constipação é observar sua alimentação: alimentos naturais, frutas, legumes e verduras, baixa ingestão de industrializados, panificados, fast food contribuem para um bom funcionamento intestinal. 


Água: Outro fator importante é a ingestão suficiente de água! Às vezes nos esquecemos de nos hidratar, e isso afeta diretamente algumas funções fisiológicas do intestino.


Banheiro: Reservar um horário para as idas ao banheiro: Assuma isso como um compromisso! Dedique um tempo para ir ao banheiro, sem pressa, no banheiro de casa, proporcione uma leitura, um momento agradável. O corre-corre muitas vezes nos faz ignorar a vontade e deixar para depois , o que pode acarretar constipação.


Estratégias simples como mudar o padrão alimentar, horários ideais para consumo de alguns alimentos são fundamentais na solução desse problema, além do uso de alguns suplementos.


Se você se identificou com esse post me mande uma mensagem, posso te ajudar! ;)


Comentários

Os posts mais lidos!

Pastéis sem Glúten e Sem Lactose!

Sem Glúten e Sem Lactose. Pão de Panela!

BISCOITO SALGADO SEM GLÚTEN E SEM LACTOSE