Pular para o conteúdo principal

Bolo de Aniversário Sem Glúten

Olá!
Estava devendo o bolo de aniversário! 
Fiz para minha mãe e irmã que fazem aniversário no mesmo dia.
Sempre que tem comemorações elas compram o bolo e de quebra um mousse ou brigadeiro para mim, dessa vez eu resolvi surpreendê-las. Assim todos comemos bolo e como eu elas ficaram muito felizes com isso.
A receitinha:


INGREDIENTES MASSA:
3 ovos;
2 xícaras de creme de arroz;
½ xícara de óleo;
1 ½ xícara de açucar;
1 xícara de leite quente;
1 colher de sopa de fermento em pó.
Obs. Eu não usava ainda o CMC mas pode-se substituir o creme de arroz pela farinha sem glúten.


MODO DE PREPARO:
Bata tudo no liquidificador, ou a mão (eu prefiro) deixando o fermento por último.
Assar em forma redonda untada e polvilhada com farinha de arroz.


RECHEIO:
2 tubos de chantili pronto (não encontrei o creme de leite fresco para fazer);
1 vidro de cerejas;
½ xícara de licor de cacau;


MODO DE PREPARO:
Depois de frio divida o bolo em duas partes, faça uma mistura com o licor de cacau e água, molhe a massa, em seguida cubra com o chantili.




Distribua as cerejas picadas por cima do chantili e cubra com a outra metade do bolo. Molhe com a mistura do licor.


Cubra o bolo com o restante do chantili e salpique raspas de chocolate meio amargo por cima e nas laterais.
Decore com cerejas inteiras e deixe na geladeira até a hora de servir.





Comentários

  1. Hummmm, deva ser muito bom mesmo vou fazer no niver da minha irmã.
    bjss

    ResponderExcluir
  2. Josi, ficou lindo o teu bolo!

    Parabens!

    Eu recebi o email sim. vou postar a receita nos proximos dias.

    beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Oi, Josi. Descobri seu blog hoje enquanto procurava uma receita de torta de liquidificador sem glúten, infelizmente descobri meio tarde que tenho problemas com glúten, pois tinha uma alergia no seio desde os 12 anos que nunca consegui curar, lendo a respeito sobre as dermatites resolvi ir substituindo o que usava vendo nas embalagens pelas que não tinham o tal do glúten, mas ainda estou em fase de adaptação...vou me esforçar para substituir o pão, bolos e tortas colocando a farinha sem glúten, tenho certeza que depois que entrar na rotina será mais fácil...obrigada por simplificar algo que ainda é muito pouco comentado..bjinhos com carinho no seu coração.

    ResponderExcluir
  4. Oi Neide...
    Que bom que gostou do blog, após a adaptação a vida sem glúten fica bem mais simples. Agora Neide, vc precisa fazer os exames que comprovem sua intolerãncia, peça ao médico que investigue se o glúten é mesmo o causador da dermatite. É um assunto sério, e se for o caso, a isenção deve ser total para que vc se cure. BEijos e mande notícias!

    ResponderExcluir
  5. Olá, sou mãe de um jovem de 20 anos que descobriu há pouco tempo essa doença. No começo foi difícilaceitar, hoje ele luta c/ as forças de DEUS e tá vencendo. Quero agradecer pelo seu blog pois foi com sua receita que eu fiz o bolo de aniversário dele e ficou muito bommmmm! Amanhã vou fazer do meu marido c/ a mesma receita.
    Renato sofreu desde os dois anos com esse problema só achamos o resultado agora, mas cremos na cura um beijo p/ todos e obrigada pela força...

    ResponderExcluir
  6. oi josi,foi diagnosticado que meu filho de 2anos tem doença celica,ta sendo muito dificil pra mim aceitar essa doença ate porque ele não tem sintomas,mas foi repetido tres exames de sangue e uma biopsia todos deram positivo.ainda não comesei fazer a dieta sem gluten,quando penso em fazer começo a chorar pensando.que ele não vai poder participar das festinhas dos coleguinhas.mas tenho que fazer a dieta para bem dele.ele faz 3anos dia 03 de junho vou fazer esse bolo pra ele.fica com Deus.

    ResponderExcluir
  7. Josilene, tudo bem?
    Em primeiro lugar Josi, tenha calma...
    Ainda bem que ele tem apenas 3 anos e vcs já descobriram a DC, pois poderia ser muito pior se com o tempo ele se intoxicasse com alimentos e pior ainda, tomasse gosto por alimentos com glúten.
    Josilene, para mim foi difícil me adaptar com a dieta, mas quando analiso friamente, só fez bem para a minha saúde. A dieta não é tão restritiva quanto a gente pensa quando está de fora da situação, claro que exigirá mais de vc, pois terá que preparar os alimentos dele, comprar em lojas especializadas, o que as vezes sai mais caro que alimentos comuns. Mas como eu tomei gosto, vc acabará gostando tbm de ir pra cozinha e criar alguma coisa para ele sem glúten. No blog vc encontra, pães, coxinhas, pastéis, quibes, bolos, de todas as formas...Para as festinhas de amigos, basta ligar para a mãe do amiguinho, perguntar o que ela vai servir e mandar a lancheirinha dele com seus alimentos.
    Não chore não, ele nem entende ainda o que se passa e vc pode influenciá-lo a sofrer mais com as restrições. Já estou preparada Josi, provavelmente meus filhos poderão ter a doença tbm. Sei que não é fácil, mas sempre penso que poderia ser pior sabe. Minha nutri me falou na primeira consulta que tem crianças que não podem com gluten, leite, ovos, tudo de uma vez, ai já fiquei mais conformada!
    Olha esse bolo é uma delícia, vc vai adorar, e seu filho então vai amar!!!
    Pode contar comigo, sempre que precisar, espero poder ajudá-la, e lembre-se tudo na vida depende de como a gente encara. Seu filho estará protegido de muita gordura trans, conservantes e açúcares que tem causado tanto problema nas crianças hoje em dia.

    ResponderExcluir
  8. Oi Josi, essa receita do bolo, se eu não tenho a farinha com o cmc pronta. E quero fazer ele eu coloco qnto de cmc na receita?
    Aguardo, obrigada Elisangela Almeida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elisangela, eu não uso cmc em bolos. Usei umas vezes mas não gostei! Beijos boa sorte!!!

      Excluir

Postar um comentário

Gostou? Tem dúvida? Deixe aqui seu comentário!

Os posts mais lidos!

Pastéis sem Glúten e Sem Lactose!

Bolo de Arroz Sem Glúten

Pão sem glúten fofinho. Panificadora caseira.