Pular para o conteúdo principal

FOCACCIA SEM GLÚTEN

Queridos leitores...
Depois de uma fase de preparativos, festas e muitas mudanças consegui preparar umas receitinhas boas para compartilhar com vocês.
Prometi um post especial sobre meu casamento e ainda a lua de mel no Chile e quero que seja especial como foi minha vida nos últimos meses, então estou cuidando dos detalhes. 
A Lívia, uma amiga muito querida veio conhecer o nosso AP e pensei no que servir a ela... Como ela adora pizza resolvi variar e preparar uma focaccia. 


INGREDIENTES:
1 xícara de farinha ou creme de arroz;
1/2 xícara de polvilho doce;
1 e 1/2 colheres das de chá de CMC ou Goma Xantana (Se ainda não conhece CMC clique aqui);
1 colher das de chá de óregano;
1/2 colher das de chá de sal;
1 ovo;
1 colher das de sopa de azeite;
1 xícara de água morna;
1 colher (de chá) de vinagre de maçã;
2 colheres das de chá fermento biológico seco;
2 colheres das de chá de açúcar;

RECHEIO:
Usei recheio de peito de frango desfiado que já tinha pronto;
Catupiry;
Mussarela ralada;
Tomate em rodelas;
Azeitonas;
Folhas de manjericão;
Molho pronto.


MODO DE PREPARO:
A massa da focaccia vai para o forno já com o recheio, assim, é interessante que se deixe os ingredientes reservados já prontos para usar. 

Em uma vasilha misture o fermento, 1 colher de açucar e meia xícara de água e deixe levedar em um local fechado (no forno desligado, ou microondas é perfeito).
Enquanto isso misture os  todos os ingredientes secos, reserve, e em outra todos os líquidos. Despeje os líquidos na mistura de farinha e acrescente a água de fermento.
Misture na batedeira em velocidade baixa, e aumente para a velocidade máxima por 3 minutos.
Espalhe a massa em uma assadeira de pizza untada e enfarinhada (com farinha sem glúten). Use uma assadeira pequena, de forma que a massa fique grossa, principalmente nas bordas, vale lembrar que a massa fica bem pegajosa.

 A massa ficou meio escura porque usei farinha de arroz integral.

 Massa depois de crescida.


Em seguida distribua o molho e o recheio de sua preferência.
Asse em forno pré- aquecido até que a massa fique dourada.


 O recheio penetra na um pouco na massa e a massa grossinha dá um "ar" de pão, fora o perfume que invade a cozinha... Ah! Não há quem resista!!!

 Gosto da massa bem grossa!

 
Vai uma fatia aí? Rsrsrs...

Comentários

  1. Parabéns amiga, porque experimentei hoje e estava uma delíciaaaaaaaaaaa!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Maravilhaaaa!!
    Adorei!
    Tb tenho um blog, qdo puder, passa lá! http://malu-comseusbotoes.blogspot.com
    BjO!!!

    ResponderExcluir
  3. Navegando na net em busca de receitas sem glúten encontrei o seu blog e esta foto da focaccia me deu água na boca , vou tentar fazer sem o frango porque não como carne .
    Vou continuar navegando por aqui .
    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Oi Herci, tudo bem? A focaccia é mesmo uma das campeãs de elogios do blog. O recheio vc faz como preferir, de qualquer jeito acho que ficará boa! Beijos grande.

    ResponderExcluir
  5. Tem diferença em substituir a fécula de batata e a farinha de arroz direto pela farinha sem gluten?

    ResponderExcluir
  6. Camila, vc substitui todas as farinhas pela mistura pronta, fécula, a de arroz e o polvilho.

    ResponderExcluir
  7. Oi Josi! tbm sou Josi, rss, e vim realmente PARABENIZAR sua iniciativa de fazer um blog com esse assunto, q esta ajudando mt gent, inclusive eu, alias, meu marido, q tem intolerancia ao gluten, suas receitas sao genialissimas, acabei d fazer essa focaccia, o cheiro de manjericao invadiu td cozinha, e acredito q consegui acertar a receita :D, veremos a noite na janta o q ele vai dizer, to feliz com suas receitas pois nao eh facil, ele eh intolerante ao gluten, leite e ovos...e eu alergica total a milho, tds os graos da familia dos nozes, e crustaceos...ai ja viu como eu sofro pra cozinhar ne?rss, obrigada mais uma vez e bjao!

    ResponderExcluir
  8. Olá Josi! Nossa as restrições de vcs são grandes né? O milho normalmente é uma alternativa ao trigo. Mas a gente sempre encontra boas substituições para tudo. O blog antes de ajudar as pessoas me ajuda muito, Josi... Além das pesquisas que faço para entender melhor e repassar as informações, me ajuda a aceitar e compreender que a intolerância é só um caminho diferente e especial, afinal nossa alimentação é muito saudável e gostosa! Obrigada pelo contato, fico grata por gostarem e não tenho dúvidas de que a focaccia ficou divina, maridão de sorte esse de poder chegar em casa e ter o jantar gluten free esperando por ele hein? Abraços, Josi.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Gostou? Tem dúvida? Deixe aqui seu comentário!

Os posts mais lidos!

Pastéis sem Glúten e Sem Lactose!

Bolo de Arroz Sem Glúten

Pão sem glúten fofinho. Panificadora caseira.