Pular para o conteúdo principal

Pão Básico Receita Schär - Sem Glúten e sem Lactose


Olá!
Hoje venho apresentar uma das minhas maiores surpresas: esse pão Master Plus!
Sempre que faço receitas mudo alguma coisinha, e com essa não foi diferente... Mas segui rigorosamente o tempo de preparo e a surpresa foi de cair o queixo.
Sempre repito aqui que os pães na Panificadora Caseira só ficam bons no modo rápido, na minha máquina o modo 4, de 1:40h. Porém já havia lido na própria embalagem do Mix Pan da Schär para usar na máquina o tempo de 3:30h.
 O pão é muito simples... Farinha, água, azeite, sal e fermento... O preparo é o da foto abaixo e custa R$22,90 o pacote de 1 quilo... Caro eu sei... Mas vale a pena!


Como disse a receita é muito simples:

INGREDIENTES:
1 e 3/4 de xícara de água,
2 colheres de sopa de azeite,
1 colher de chá rasa de sal,
2 e 1/4 de xícara do mix de farinha Schär,
1 colher de sobremesa de fermento (usei uma rasa de sopa).
Adicionei 1 colher de chá de goma Xantana (por minha conta).

MODO DE PREPARO:
Coloque todos os ingredientes no recipiente da máquina na seqüência da receita.
Programe o modo 1 (panificadora Britania) tempo de 2:53h, casca escura, quantidade de massa I.
E pronto, é só esperar o BIP da máquina e se deliciar com um pão macio pode dentro com uma casquinha mais crocante.
Fiquei tão perplexa com o tanto que a massa cresceu que tirei foto do processo, triplicou o volume.

Adorei o pão, saboroso e macio, porém você corta com facilidade sem que desmanche. A casca vai ressecando e ficando mais crocante com o tempo.
Fatiei e congelei, como de costume e assim que conferir o resultado, conto para vocês.



                    

Nesse LINK você encontra o livro de receitas para baixar a pizza também é divina, para o próximo post.

Espero que gostem! Beijos :b

Comentários

  1. Oie Josi, estou amando teu blog! Descobri a 5 semanas minha intolerância ao glutén e essas receitas me ajudaram a ter uma ideias deliciosas do que comer :)
    Tu comentaste que os pães sem gluten nao ficam bons nos ciclos maiores das panificadoras? tu sabes porque? Eu fazia pão com gluten no ciclo normal e preferia muito pela consistencia e também pq vai muito menos fermento que nos ciclos rápidos.. Hoje fiz o primeiro pão sem gluten.. a receita com a farinha da amina, ficou otimo!
    Vou procurar essa da Schar tbm para usar as vzs!
    muito obrigada, sigo procurando dicas pra os proximos paes :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Oi Marilia, tudo bem? Fico feliz que esteja gostando do blog. Os pães com glúten tem comportamento completamente diferente dos sem glúten, justamente pelo fato de não terem o glúten. rsrrrs. As farinhas sem glúten são mais sensíveis, delicadas, em farinhas preparadas em casa, que não tem espessantes, o pão não resiste ao cresce e mistura da máquina muitas vezes, assim no ciclo rápido ele mistura descansa, mistura e já assa. Mas com a farinha Schar foi diferente, o ciclo maior resultou em pão delicioso. Tudo depende da tecnologia a ser usada, não é?
      Estou à disposição para ajudar, descobrindo novas receitas passe aqui pra gente! Boa sorte! Josi.

      Excluir
  2. Josi,
    essa receita não vai ovos, ne?
    Vc tem alguma receita do pão na máquina q só leve a farinha FSG da aminna? gosto muito dessa farinha...
    E mais boas receitas q vc tenha pode postar... tenho uma máquina igual a sua e adoro as suas receitas!
    Obg!!! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, a receita não vai ovos! É perfeita! Qualquer receita do blog você pode substituir por farinha Amina, essa em específico não sei, pois é própria da Schär. Obrigada pelo contato. Beijos ;)

      Excluir
  3. Oi. Aonde você compra a massa de araruta? Moro em Palmas Tocantins.

    ResponderExcluir
  4. Oi josi! Fiz a receita, só que usei fermento biológico fresco diasolvido em um pouco de água quente (15gr - um tablete). Deu super certo, creseu muito, ficou crocante por fora e macio por dentro... Divino! Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renata, tudo bem? Não encontro aqui fermento fresco para comprar, infelizmente! Que bom que o seu também deu certo!!! Beijão.

      Excluir
  5. Josiiiiiiiiii!!!
    Venho primeiramente agradecer a você pela dica M A R A V I L H O S A !!!!!!
    Meu Deus! Nem acredito que finalmente comi um pão com gosto e textura de pão normal... ainnn... simplesmente amei esse pão, é PERFEITO!!!!

    Então, peço muito Deus que continue iluminando imensamente, derramando muitas bênçãos na sua vida, pois você fez o diferencial nas minhas receitas de pão.
    Há mais de um ano venho tentando váaaaaarias receitas de pão e que eles fiquem mais gostosos e mais parecidos com o sabor e textura do pão tradicional, e nenhum chegava nesse nível...
    mas essa sua receita SUPEROU minhas expectativas... e graças à você, à sua disponibilidade, generosidade e dedicação em partilhar conosco essa maravilha!!!
    Então, só tenho que te agradecer!!!
    Muito obrigada!!!!!

    Ah, vou aproveitar pra lançar um desafio nessa receita: será que, se dos dois copos de farinha schar usarmos uma de farinha aminna... será q dá certo??? Se vc tentar algo assim, alguma modificação nessa receita, eu quero saber "please"..rsrs!
    Abraços!!!!!!! :) :) :)

    ResponderExcluir
  6. Oi, Josi! Adoro suas receitas, faço sempre a receita do pão com chia! Desta vez, senti dificuldades nesta receita. A água é morna? O fermento é os seco biológico? Fiz uma vez, não cresceu e ficou solado, coisa que nunca aconteceu com os outros pães. Beijo e parabéns pelo blog. 😘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Na receita não pede água morna, mas pode por que ajuda a ação do fermento. o fermento é esse mesmo, biológico seco. Você está fazendo na panificadora mesmo? precisa conferir se é o mesmo programa e se seu fermento está bom. com a água morna fica bom também. Fiz várias vezes e dificilmente da errado. troque o fermento pra experimentar. Bjo.

      Excluir
  7. Fiz hoje novamente e não deu certo de novo, Josi!!! Não consigo entender!! 😵😵😵😵😵

    ResponderExcluir
  8. Josi, eu também testei no programa 1 dessa panificadora e também deu certo! ficou muito bom!

    ResponderExcluir
  9. Depois de várias tentativas sem sucesso, finalmente consegui fazer um pão sem gluten bemmmmm macio. Esta sua receita é mil. Muito obrigada por compartilhar.

    ResponderExcluir
  10. Josi sou péssima em fazer pão, agora sem glúten tem sido desafiador. Qual marca é sua panificadora elétrica? Acho que devo comprar uma afinal pão de agora pra frente deverá ser sem glúten.
    marisaelidasilva@hotmail.com
    bjs

    ResponderExcluir
  11. Gratidão Josi, pelo compartilhamento desta receita. Hoje foi o primeiro dia que iniciei a confecção de pães sem glúten e foi muito difícil achar uma receita que não tivesse leite e ovos, não acredito em pão com estes ingredientes, rsrs. Decidi parar com o glúten pelo fato de ser transgênico, porque ele não me causa nenhum mal, pelo contrário. Bem eu alterei algumas coisas da sua receita, eu misturei agar agar com a medida da água que vc passou, mas usei água morna; tb acrescentei 2 colheres de sopa de açúcar demerara e 1 xícara com mix de grãos, em médias 3 colheres de sopa cada (aveia, linhaça, gergelim, amaranto, quinua, semente de girassol, semente de abóbora). Deu super certo! Se quiser posso te enviar a foto. Grande abraço e sucesso!

    ResponderExcluir
  12. Na panificadora mondial que ciclo eu uso?

    ResponderExcluir
  13. Ola. Alguém já tentou por ovo nessa receita? Como fica?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Gostou? Tem dúvida? Deixe aqui seu comentário!

Os posts mais lidos!

Pastéis sem Glúten e Sem Lactose!

Bolo de Arroz Sem Glúten

Pão sem glúten fofinho. Panificadora caseira.